Produtos eletrônicos amazon

Cemig BH – 10 Coisas Para Saber na Escolha do Painel Fotovoltaico

Escolhendo o Painel Fotovoltaico 

Escolhendo o Painel Fotovoltaico

Existem diversas informações que devem ser consideradas ao escolher um painel fotovoltaico. Fizemos uma lista com as 10 coisas que consideramos mais importantes para você saber e comprar o painel fotovoltaico certo:

Garantia do painel fotovoltaico

Não é possível determinar a qualidade do painel fotovoltaico placa solar apenas olhando um orçamento, é necessário olhar a ficha técnica dele.

Potência do Painel solar

Existem diversas potências de placas solares para diversas aplicações. Geralmente, as potências de painéis solares variam entre 305, 310, 320, 330, 335, 340, 345, 350, 355 até 405 Watts.

A grande maioria dos painéis fotovoltaicos tem garantia de potência de 80% de sua potência original por até 25 anos. O critério principal é verificar se a garantia é apoiada por uma entidade brasileira que irá cumprir com as leis de proteção do consumidor, caso haja alguma falha no desempenho do seu painel fotovoltaico.

Pergunte ao seu instalador como lidar em caso de um painel fotovoltaico defeituoso, pergunte a si mesmo se aquela empresa estará lá pelos próximos 10, 20 anos para lhe auxiliar caso isso aconteça.

Potência máxima do painel (Pmax – STC)

A potência máxima de um painel solar, indicada em Pmax – STC, é caracterizada pelo número de referência quando falamos em “tamanho” do painel solar. Isso significa que um painel solar de 250 W possui uma potência máxima de 250 W, portanto, sua classificação se baseia na produção de energia medida em condições de laboratório, “Condições Padrão de Teste” (STC – Standard Testing Conditions) que não representam as condições reais no nosso País.

Tolerância de potência (Power output tolerances)

Já a tolerância de potência é medida pelo intervalo que o fabricante do painel solar fotovoltaico se refere ao módulo que pode se desviar de sua potência máxima (Pmax – STC). Ou seja, se você possui + 10% / – 10% de tolerância de potência em um painel fotovoltaico de 250 W, na verdade, este painel possui entre 225 W e 275 W.

Dessa forma, é muito comum ter uma tolerância de energia negativa de 0%, o que significa que o painel sempre terá a potência máxima nominal (Pmax – STC) superior ou igual à especificada na folha de dados. Portanto, recomenda-se que o consumidor busque por painéis com uma tolerância de energia negativa de 0%.

Potência máxima em NOCT

No caso da potência máxima em NOCT, o número é medido pela potência máxima da placa fotovoltaica quando testada em condições mais severas em relação à potência máxima nominal (Pmax – STC). Sendo assim, a potência é dimensionada com menos sol e temperaturas mais elevadas do painel, tipicamente entre 70 e 75% da potência informada na Pmax, sendo muito útil para avaliar a quantidade de energia perdida por conta das temperaturas crescentes e em uma condição de menor luz solar.

Ainda assim, é válido destacar que nem todos os painéis possuem esse número, portanto, se esse dado não for informado em seu material, é sinal de que ele não pertence a um dos melhores fabricantes.

2- Eficiência do painel fotovoltaico

Quando falamos em eficiência do painel solar fotovoltaico (placa fotovoltaica), falamos na porcentagem (%) de energia do sol que atinge a superfície da placa solar e é transformada em energia elétrica para o nosso consumo. Ou seja, quantos Watts/hora por m2 o painel solar gera de energia.

Quanto maior a eficiência do painel fotovoltaico, mais Watts por metro quadrado o seu sistema fotovoltaico vai gerar e menor será o painel solar fotovoltaico para a mesma produção de energia.

Uma placa solar gera quanto de energia?

Isso quer dizer que você deve escolher o painel fotovoltaico mais eficiente? Não é tão simples assim, o quão mais eficiente é o seu painel solar fotovoltaico, mais caro ele é também pode ser. Portanto, se o preço da placa de energia solar é o que lhe interessa, vale fazer a conta de R$ por Watt.

Se você gosta de produtos “Premium” ou se o seu espaço disponível para receber painéis fotovoltaicos é limitado, então procure por painéis fotovoltaicos mais eficientes no mercado. Para painéis fotovoltaicos de Silício cristalino (os painéis mais utilizados no mercado), a eficiência comercial vai de 15% a 19%, sendo que quando a eficiência indicada for maior que 17% ele é considerado um painel solar fotovoltaico (placa fotovoltaica) “premium”.

Potência do painel solar por consumo
3- Fabricante do painel fotovoltaico

Existem centenas de fabricantes de painel solar fotovoltaico no mundo e a maioria dos painéis fotovoltaicos (placas fotovoltaicas) ainda é importada. Faça uma rápida pesquisa no Google sobre o fabricante do painel fotovoltaico. Como é o site dele? Existe uma seção de garantias no site deles? Eles têm escritório no Brasil? Existe alguma reclamação sobre esse fabricante?

4- Tipo de painel fotovoltaico

É um Painel Solar fotovoltaico mono-cristalino, multi-cristalino, filme fino ou outra tecnologia? Os tipos de painéis solares fotovoltaicos (placas fotovoltaicas) e seus prós e contras são discutidos na seção do link acima. Certifique-se de que você está feliz com a tecnologia que você está escolhendo.

5- Tolerância de potência do painel fotovoltaico

Esta é a variação entre a potência indicada na folha técnica e, a energia real gerada. Por exemplo, um painel solar fotovoltaico de 330W com uma tolerância de + 5/ – 5% poderá produzir qualquer coisa de 313,5W até 346,5W.

Esteja ciente deste número, uma vez que ele irá afetar diretamente a quantidade de energia que você vai gerar.

Alguns fabricantes de painel fotovoltaico (placa fotovoltaica) possuem garantia de “tolerância positiva”, isso significa que a produção de energia é garantida ser, pelo menos, o que está especificado no painel solar. Por exemplo: um painel solar fotovoltaico com potência especificada de 330W e uma tolerância de +5% / -0% irá produzir um mínimo de 330W e uma máxima de 346,5W.

6- Qualidade da “moldura” de alumínio do painel fotovoltaico

O quadro de alumínio, que vai ao redor do painel solar fotovoltaico é um bom indicador da qualidade geral da fabricação do painel fotovoltaico.

Olhe para os cantos. Eles estão perfeitamente unidos? A moldura foi colada (não é aconselhável), aparafusada ou soldada nos cantos?

Se a aparência é importante para você – então procure um painel fotovoltaico que foi anodizado em preto – eles são lindos! (mas podem custar mais caro)

7- A camada inferior do painel fotovoltaico (backsheet)

Todos os painéis solares fotovoltaicos (placas fotovoltaicas) têm uma folha inferior de plástico coladas na parte de trás do painel fotovoltaico para proteger as células fotovoltaicas. Se a folha estiver com bolhas de ar ou sinais de que vem descolando isso é sinal de um painel fotovoltaico de baixa qualidade.

8- Diodos bypass do painel fotovoltaico 

Se o seu painel fotovoltaico for mono ou multi cristalino então os diodos de Bypass são obrigatórios. Eles são diodos que custam alguns centavos cada um e são colocados em cada “série de células fotovoltaicas” na parte de trás do painel solar fotovoltaico. Se você não tem diodos de bypass, uma pequena sombra em uma pequena parte do seu painel solar fotovoltaico pode afetar a produção de energia do painel todo.

9- Custo do painel fotovoltaico 

O Cálculo óbvio de se fazer é calcular quantos “Watts” por “R$” você está comprando. Lembre-se, na maioria das vezes você recebe pelo o que você paga, portanto seja cauteloso ao escolher um sistema solar apenas pelo preço. Entretanto, existem promoções e alguns fornecedores realmente têm preços de placas fotovoltaicas mais competitivos que outros. Apenas tenha certeza de comparar corretamente levando em conta garantia, serviços, produto, qualidade etc.… Nota: o custo dos sistemas de energia solar pode ser substancialmente afetado pela dificuldade da instalação. (quanto mais difícil for de instalar mais caro ele será).

10- Coeficiente de temperatura do painel fotovoltaico

Isto é especialmente importante no Brasil!

O coeficiente de temperatura é um número que descreve a forma como o painel solar fotovoltaico lida com temperaturas quentes – onde quente é definido como uma temperatura maior que 25 graus Celsius.

As unidades deste coeficiente são expressas em “%” por graus “C”

Quanto menor esse número, melhor!

Quanto mais sol você tiver em seu telhado mais energia você poderá gerar. Não se este número é muito alto …quanto maior este número, menos energia ele irá produzir em dias muito quentes, quando o sol está em pleno vigor!

Um coeficiente de temperatura alto é um sinal de um painel de baixa qualidade. Um número razoável é entre 0,4 e 0,5%. Acima de 0,6% é um sinal de alerta. Entre 0,45 e 0,3%, é sinal de um excelente painel solar fotovoltaico.

Quantos watts gera uma placa solar?

Uma unidade de placa solar de 100 Wp é capaz de gerar entre 400 e 600 Wh diariamente. Ainda assim, no Brasil, a mesma placa solar tem a capacidade de gerar entre 12 e 20 kWh mensalmente, deve-se, então, considerar as perdas de energia existentes. Essas, portanto, podem chegar a 35% em sistemas com baterias e até 20% em sistemas conectados à rede.

No entanto, para saber quantos watts gera uma placa solar, é preciso fazer o cálculo de acordo com os seguintes fatores: tamanho do painel, eficiência e quantidade de luz solar recebida. Isto quer dizer que a geração de watts é medida através da incidência solar, dependendo das estações do ano e duração dos dias.

Passo a Passo para adquirir seu Sistema Fotovoltaico em BH

Como adquirir seu sistema fotovoltaico para sua empresa ou em sua residência.

Já pensou em ter energia solar fotovoltaica na sua empresa ou residência?
Você, provavelmente, já ouviu falar nesse tipo de energia sustentável, mas pode ser que ainda existam dúvidas sobre seu funcionamento e se os benefícios.

A energia solar fotovoltaica é o processo de transformar a radiação solar em energia elétrica, você pode ter energia fotovoltaica na sua empresa ou residência, independentemente do tamanho do local.

Veja os requisitos para a instalação de um sistema de energia fotovoltaica em sua empresa ou residência:

1- Leve em conta os tipos de suporte para a fixação das placas

Os suportes variam de acordo com o tipo de telhado do local. Geralmente estes suportes são de alumínio ou aço galvanizado e têm capacidade de se fixarem em telhas de barro, de concreto, em telhados metálicos, entre outros.
Além disso, eles permitem que a instalação fique protegida contra possíveis ventos e tempestades.

Outro procedimento importante é verificar se o local tem área suficiente longe, que não haja interferência na incidência de raios solares sobre as placas do sistema fotovoltaico.
Eles devem estar bem instalados para que o sistema funcione perfeitamente e longe de sombreamento.

2- A incidência solar e a inclinação do telhado são fatores importantes

É importante que as placas estejam voltadas para o Norte verdadeiro, pois ele recebe maior incidência de raios solares. Se não for possível, há uma pequena perda de eficiência.
É preciso, também, que os painéis estejam fixos com inclinação mínima de 5 graus, para facilitar o escoamento de água.

3- Cuidado com o sombreamento

O sombreamento, mesmo que mínimo, afeta na produção de energia solar. Lembre-se que quanto maior a incidência de raios solares nos painéis, maior será a eficiência na produção.
A área sombreada afeta a circulação da corrente, diminuindo drasticamente sua capacidade de geração.
Quanto menos sombra tiver nos painéis, melhor para a otimização da produção de energia.

4- Faça o cálculo da área ocupada para instalar a energia fotovoltaica

O cálculo da área é feito de acordo com o consumo médio do estabelecimento, da cidade que ele está inserido, do tipo de instalação elétrica que ele tem e principalmente da incidência de luz solar para que, mesmo em dias nublados, seja possível a geração de energia.

O cálculo da incidência pode ser feito através da latitude e longitude do lugar e verificando as variáveis em bancos de dados, como, por exemplo, os do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Sobre a inclinação, é necessário conhecer a cidade que será instalado o sistema. Por exemplo, se for em Minas Gerais, a inclinação deverá ser de 19º.

Não se esqueça que todos estes processos deverão ser feitos por uma equipe especializada e com expertise no assunto.

5- Atente-se ao Inversor

A função do inversor é converter a energia gerada pelas placas fotovoltaicas, que são correntes contínuas, em correntes alternadas.
Ele possui um dispositivo que assegura que será extraída máxima potência dos módulos fotovoltaicos para que seja produzida mais energia.

O inversor é necessário para que o sistema fotovoltaico funcione corretamente, mas é importante que ele esteja distante dos raios solares e chuvas.
Deve ser instalado em parede seca, perto de um roteador Wi-Fi.

Como funciona instalação da energia solar

Em primeiro lugar, é importante que a instalação seja feita por uma empresa de confiança e especializada, pois ela vai utilizar os melhores materiais e garantir economia e eficiência energética.

O primeiro passo para fazer a instalação é entender como funciona o seu consumo, pois é com base nele que será calculado a potência ideal do seu sistema, para suprir o seu consumo.
Assim, você poderá calcular qual será o custo para a instalação da energia solar fotovoltaica.

O procedimento consiste em fazer o projeto fotovoltaico e enviá-lo para a distribuidora para adiantar os processos burocráticos, em relação à conexão do seu sistema com a rede.

Depois disso, é só prosseguir com a instalação dos painéis no lugar mais indicado, começando pela preparação do local onde serão instaladas as placas solares.

Assim, basta instalar os suportes e os trilhos onde serão colocados os painéis, fixá-los, conectar os cabos, ligá-los ao inversor e instalá-lo na rede elétrica.

Em seguida, é necessário somente validar seu sistema na distribuidora local e pronto! Sua energia será produzida através dos painéis fotovoltaicos.

Energia fotovoltaica na sua empresa

No caso específico de energia fotovoltaica em padarias, a instalação pode trazer várias vantagens, como, por exemplo, redução nos custos em refrigeração, valorização do imóvel, e tantos outros.
Em supermercados e restaurantes também não é diferente.

Vale destacar que, por se tratar de uma energia 100% limpa e sustentável, a sua marca ganhará uma boa imagem perante os consumidores.

A instalação dos painéis resulta em diminuição do consumo médio de energia – isso com retorno do investimento a curto prazo, possibilidade de investimento do dinheiro economizado em outros setores do negócio, além de necessitar pouca manutenção.

Por fim, é importante lembrar que as condições climáticas do Brasil favorecem o uso da energia fotovoltaica.
Além da grande incidência de raios solares, a matéria prima das células fotovoltaicas, o silício cristalino, é abundante no solo brasileiro.

A energia fotovoltaica na sua empresa trará uma economia de até 95% na conta de luz, através de créditos.
Considerada a energia sustentável mais barata do mercado, os benefícios são muitos e os retornos são garantidos.

Energia fotovoltaica na sua residência

Instalar o sistema de energia solar na sua residência pode gerar uma economia na conta de luz em até 95%. Esta grande diferença é um dos principais estímulos e vantagens do investimento.

Esta economia é obtida por meio de crédito. O excedente gerado é colocado na rede elétrica e volta para a distribuidora. Então, ela utiliza essa carga como crédito e faz o abatimento na conta em até 60 meses.

Quer ganhar desconto na energia elétrica de sua residência ou empresa? Então venha conhecer a Lis!

Lis Light

A Lis chegou para facilitar a vida dos brasileiros na hora de pagar a conta de energia elétrica.

A proposta da Lis é de gerar energia limpa e baratear em, no mínimo, 10% a energia consumida em residências e empresas, facilitando a vida das pessoas nesse momento de pandemia.

A geração de energia solar é feita no parque Solar Fazenda do Sol, em Uberlândia/ MG, região com rica irradiação solar. A Fazenda do sol gera a energia que você consome de forma limpa e sustentável, sem investimento, sem obras e sem fidelidade.

O objetivo é permitir que as pessoas possam reduzir seus custos com a energia renovável, em forma de compensação na conta de luz.

COMO FUNCIONA

Ao aderir ao consorcio (pessoa jurídica) ou cooperativa (pessoa Física), que é feito com um simples cadastro no site da Lis, você contrata a quantidade de energia conforme seu perfil de consumo.

Esta cota de consumo é calculada com base no histórico de suas últimas 12 contas de energia. A energia chega até você através da rede da CEMIG, que continua sendo responsável pela entrega e medição mensal.

BENEFÍCIOS DA Lis

Nosso principal benefício é a economia de energia sem nenhum investimento! Você pode consumir sua própria energia sem custo e sem fidelidade.

Produzir e consumir sua energia de forma sustentável, aproveitando o potencial solar do Brasil, é outra vantagem para você.

Por último, e não menos importante, parte da sua economia apoia o maior projeto de proteção do cerrado mineiro.

Venha conhecer a Lis! Geramos energia limpa e injetamos na rede da CEMIG. Investimento zero, tudo feito 100% online e sem fidelidade.

Visite nosso site e comece a economizar hoje mesmo!

Cemig BH - Desconto na conta de luz 

Cemig BH – Desconto na conta de luz

Desconto na conta de luz para bolsa família

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produtos eletrônicos amazon
×

Como posso te ajudar?

× Como posso te ajudar?