Cemig BH – Como limpar a placa solar fotovoltaica?

Cemig BH - Desconto na conta de luz  

 

A manutenção dos painéis solares fotovoltaicos é muito importante, os painéis solares precisam de ser limpos regularmente de modo a não perderem a sua eficiência.

É certo que alguns proprietários não têm noção disso e não dão importância a limpeza dos painéis solares.

Limpeza de painéis solares

Os painéis solares montados nos telhados das casas acabam por se limpar com a ajudar da água da chuva, sendo que esta remove a maior parte da sujidade, mas nos meses em que não chove, temos que ser nós a tratar dessa limpeza.

Este tipo de equipamentos não tem partes móveis e como tal, uma vida útil de décadas, com recurso a pouca manutenção, sendo que a manutenção necessária é apenas aos painéis solares, de modo a que estes mantenham a mesma eficiência.

A manutenção passa por os manter livres de obstruções e sombras, bem como verificar se não têm danos, e claro, limpar os painéis solares de sujeiras. Isto é válido tanto para painéis solares fotovoltaicos, como painéis solares para aquecimento de águas quentes sanitárias.

Ao limpar os painéis solares fotovoltaicos, há que ter cuidado que o uso de certos produtos pode danificar os mesmos. Como tal, a maioria dos painéis solares pode ser limpa, recorrendo somente a água, colocada de cima para baixo.

Se precisar remover alguma sujeira mais entranhada, então o ideal é usar uma escova macia, esponja ou um pano suave. Isto para não riscar a superfície do painel solar, pois os riscos podem diminuir sua eficiência, tal como a sujeira.

A limpeza deve ser efetuada com água, enxaguando o painel solar, e com os panos, esponjas ou escova, fazer pequenos movimentos circulares para remover a sujeira.

Vale lembrar que esse serviço deve ser feito com profissionais de alta qualidade, justamente para não danificar em nada o funcionamento dos painéis.

Nem todo o tipo de produtos é ideal para limpar os painéis solares. Assim não deve usar abrasivos, pois os painéis solares têm um revestimento sensível a arranhões, sendo que se esse revestimento sofrer danos, irá diminuir a eficiência do painel, bem como acumular mais sujeira e poeira.

Caso tenha dúvida quanto aos produtos que se podem usar para limpar os painéis solares, recomendo que fale com o fornecedor, caso não consiga falar com ele, use apenas água e um pano.

Não esqueça ainda de enxaguar abundantemente o painel solar, para remover todas as sujeiras, e depois de o limpar, o ideal seria secá-lo com recurso a um pano macio para evitar a acumulação de calcário a partir da água evaporada!

Cuidados ao limpar os painéis solares

Para efetuar a limpeza dos seus painéis solares, deve ter sempre em conta a sua segurança, como tal há que:

  • Sempre que possível, evitar subir ao telhado, recorra a uma vassoura com cabo extensível, para fazer a limpeza do painel solar.
  • Se tiver mesmo que subir ao telhado, use uma corda de segurança presa por exemplo à chaminé, assim tem um ponto de segurança caso escorregue.
  • Leia sempre as instruções de manutenção do painel solar, para saber o que podem ou não limpar e com que produtos.
  • A limpeza do painel solar não deve ser realizada nas horas de maior calor, pois nessa altura estão demasiado quentes, sendo que a água fria pode danificar o painel, devido à diferença de temperatura.

Quanto ao inversor do painel solar, este é o componente que primeiro irá precisar de uma reparação ou substituição… este tem uma vida útil de 10 a 15 anos, ainda assim irá ser o primeiro componente a precisar de reparação/substituição.

O inversor é uma caixa cheia de fios e circuitos que apenas deve ser mexido apenas por profissionais.

Assim, se pensa que o desempenho do sistema está diferente, faça um registo da saída do medidor da produção em intervalos regulares e depois fale com o fornecedor, apresentando-lhe esses dados.

Quer ganhar desconto na energia elétrica de sua residência ou empresa? Então venha conhecer a Lis!

Lis Light

A Lis chegou para facilitar a vida dos brasileiros na hora de pagar a conta de energia elétrica.

A proposta da Lis é de gerar energia limpa e baratear em, no mínimo, 10% a energia consumida em residências e empresas, facilitando a vida das pessoas nesse momento de pandemia.

A geração de energia solar é feita no parque Solar Fazenda do Sol, em Uberlândia/ MG, região com rica irradiação solar. A Fazenda do sol gera a energia que você consome de forma limpa e sustentável, sem investimento, sem obras e sem fidelidade.

O objetivo é permitir que as pessoas possam reduzir seus custos com a energia renovável, em forma de compensação na conta de luz.

COMO FUNCIONA

Ao aderir ao consorcio (pessoa jurídica) ou cooperativa (pessoa Física), que é feito com um simples cadastro no site da Lis, você contrata a quantidade de energia conforme seu perfil de consumo.

Esta cota de consumo é calculada com base no histórico de suas últimas 12 contas de energia. A energia chega até você através da rede da CEMIG, que continua sendo responsável pela entrega e medição mensal.

BENEFÍCIOS DA Lis

Nosso principal benefício é a economia de energia sem nenhum investimento! Você pode consumir sua própria energia sem custo e sem fidelidade.

Produzir e consumir sua energia de forma sustentável, aproveitando o potencial solar do Brasil, é outra vantagem para você.

Por último, e não menos importante, parte da sua economia apoia o maior projeto de proteção do cerrado mineiro.

Venha conhecer a Lis! Geramos energia limpa e injetamos na rede da CEMIG. Investimento zero, tudo feito 100% online e sem fidelidade.

Visite nosso site e comece a economizar hoje mesmo!

Cemig BH - Desconto na conta de luz 

Cemig BH – Desconto na conta de luz

Cemig BH desconto na conta de luz para doentes

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Como posso te ajudar?

× Como posso te ajudar?