Cemig BH – Energia Solar na Construção: Preparando a propriedade

Energia Solar na Construção Preparando a propriedade 

Energia Solar na Construção Preparando a propriedade

 

Se você está na fase de construção ou planejamento, existem alguns detalhes que podem ser previstos em projeto para facilitar a instalação dos painéis solares. Siga este guia rápido para preparar a sua propriedade para energia solar fotovoltaica.

A energia solar fotovoltaica conta com o benefício da versatilidade: caso você já tenha um imóvel, poderá instalar energia solar sem nenhuma grande alteração. Mas se você está construindo um imóvel, poderá fazer o planejamento para facilitar a instalação, tornando o processo mais simples e eficiente. 

Para fazer o dimensionamento da energia solar na construção do imóvel, é preciso levar em conta fatores como: área disponível, posicionamento das placas solares, tamanho e peso dos painéis, localização do inversor solar e aterramento do sistema fotovoltaico. Siga este guia rápido para preparar a sua propriedade para energia solar fotovoltaica.

1 – Certifique-se de que você tem área suficiente

Veja se o seu telhado ou laje tem uma área livre de no mínimo 10m². Dependendo da sua demanda de energia você pode precisar de mais área. 

Área média ocupada por sistemas de energia solar para casas

  • Potência de 1.5 KWp: ocupa no mínimo 10.5m²
  • Potência de 2.0 kWp: ocupa no mínimo 14m²
  • Potência de 3.0 kWp: ocupa no mínimo 21m²
  • Potência de 4.0 kWp: ocupa no mínimo 28m²
  • Potência de 5.0 kWp: ocupa no mínimo 35m²
  • Potência de 10.0 kWp: ocupa no mínimo 70m²

Área média ocupada por sistemas de energia solar para armazéns e indústrias

  • Potência de 50 kWp: Ocupa aproximadamente de 400m² a 500m²
  • Potência de 100 kWp: Ocupa aproximadamente de 800 a 1000m²
  • Potência de 1 MWp: Ocupa aproximadamente de 8.000 a 10.000m²

Calculando o espaço necessário

Considere de 7m² a 10m² para cada kWp de potência do seu sistema. Ex: Um sistema com 16 painéis de 330 Watts possui uma potência de 5.28 kWp (16 x 330 = 5.280 Watts). Este sistema vai ocupar entre 36,96m² e 52,8m². Sistemas de energia solar instalados em casas ficam muito mais perto dos 7m² por kWp pois é possível juntar os painéis. Para geradores de energia solar de grande porte, como é o caso para indústrias e armazéns, você deve considerar que interferências no telhado como chaminés e aparelhos de ar-condicionado podem fazer sombra nas placas. Também é importante deixar um espaço para andar no telhado para uma eventual manutenção. Nestes casos considere uma ocupação entre 9 e 10m² por kWp instalado. Lembre-se: Estas áreas podem variar de acordo com o sistema de energia solar a ser instalado. DICA: Se o seu espaço é limitado, procure comprar painéis de alta eficiência. No Portal Solar é possível encontrar painéis de 360 Watts que ocupam a mesma área dos painéis de 330 W.

2 – Os melhores tipos de cobertura para sistema fotovoltaico

Os painéis fotovoltaicos são presos ao telhado através de um sistema de fixação. Cada tipo de telhado pede um sistema de fixação diferente. O sistema de fixação representa uma parte importante do orçamento e por isso o tipo de telhado deve ser levado em conta quando estamos preparando uma propriedade para receber energia solar.

Telha metalica solar

1 – As coberturas de telha metálica, como as trapezoidais comum e termoacusticas, e as coberturas de telha tipo “shingle” são as melhores opções para instalar painéis fotovoltaicos. Essas coberturas facilitam a fixação e são superfícies seguras para instalação.

Telha francesa e capa canal

2 – As telhas de barro /concreto do tipo francês ou do tipo capa-canal são a segunda melhor opção. Elas requerem algum tipo de manuseio para instalar, mas nada que inviabilize a sua instalação.

3 – As telhas do tipo fibrocimento (conhecidas como “Eternit”) trazem alguns problemas no processo de instalação pois são frágeis e podem quebrar durante o processo. Geralmente elas pedem um sistema de fixação dos painéis independente das telhas.

Telha eternit fibrocimento

4 – Por último, as coberturas planas como lajes e telhas pré fabricadas em concreto são uma ótima superfície para instalação. O sistema de fixação para as coberturas planas compensa a pouca inclinação do telhado para garantir que os painéis tenham melhor incidência solar. As 3 formas tradicionais de fixar placas solares em lajes são:

  1. Estrutura aparafusada na laje, (requer impermeabilização).
  2. Colado com colas especiais, (precisa ser bem feito para durar 25 anos)
  3. Lastro e Defletor de vento na parte de trás da placa solar, (simples, mas adiciona peso extra)
3 – A posição das placas no telhado

Aproveitamento de rendimento painel solar e angulos ideais

O ângulo ótimo para produzir o máximo de energia com os painéis fotovoltaicos é face Norte, com um grau de inclinação igual ao da latitude. Ex: Campinas está na latitude 22°, portanto o melhor ângulo para o seu painel solar é inclinado a 22°. Na prática, você nem sempre vai ter a inclinação e direção perfeitas. Não se preocupe! A perda da produção de energia é pequena e totalmente aceitável. Você pode ter o seu painel instalado em qualquer área do telhado menos as viradas ao Sul. O mais importante é que bata o máximo de sol sem sombras durante o dia. 

4 – O layout do sistema fotovoltaico – Tamanho dos painéis

Regra de ouro para fazer o layout de um sistema de energia solar fotovoltaica: Use sempre números pares de painéis. Além de ficar mais bonito será mais fácil configurar o inversor fotovoltaico. De uma forma simplificada, hoje em dia, existem dois tamanhos de painel solar que são os mais utilizados em casas, indústrias e usinas. São eles:

  1. Painéis de 270, 275, 280 até 290Watts, possuem todas 60 células e medem tradicionalmente 166cm de altura por 99cm de largura e de 4 a 5cm de profundidade.
  2. Painéis de 330, 335, 340 até 375Watts Watts, possuem todas 72 células e medem tradicionalmente 198cm de altura por 99cm de largura e de 4 a 5cm de profundidade.
  1. As variações de potência são relacionadas a eficiência das células. Células mais eficientes resultam em um painel que gera mais energia por m². Desta forma se você possui menos área compre um painel mais eficiente (que é um painel solar de melhor qualidade) para aproveitar a área disponível. DICA solicite painéis com a tecnologia Mono-PERC, que são os melhores disponíveis no mercado atualmente.
  2. A maioria das empresas preferem trabalhar com painéis de 72 células. Ou seja, considere painéis de 72 células em seu projeto.

Abaixo, o layout de um sistema fotovoltaico com 10 painéis de 335Watts, totalizando um gerador de 3.35kWp:

5 – Certifique-se que a sua estrutura está dimensionada para o peso dos painéis

O painel fotovoltaico não é muito pesado. Quase todos os tipos de telhado e laje estão preparados para receber esta carga adicional. Mas dependendo do tipo de estrutura, você pode precisar de um reforço.

De um modo geral, a carga adicionada é de aproximadamente 15 kg/m². Em telhados com coberturas metálicas, como telhas trapezoidais comum ou termoacústicas, o peso pode cair para 13,5 kg/m². O peso vai variar principalmente com o tipo de estrutura de fixação que será utilizado.

NBR 6123 – Carga do Vento

Arranjos de Painéis Fotovoltaicos expostos ao vento (montados no solo ou sobre estruturas de suporte elevadas) recebem cargas extras da ordem de 70 kg/m2 devidas a velocidade do vento. Em algumas regiões altas ou próximas ao litoral as velocidades podem atingir até 150 km/h, por isso é fundamental que você se certifique de que a estrutura de fixação utilizada para fixar os painéis no telhado esteja de acordo com a NBR 6123. NUNCA ACEITE ESTRUTURAS DE FIXAÇÃO QUE NÃO ATENDAM A ESTA NORMA.

6 – O local onde o inversor será instalado

Inversor instalado em uma parede de tijolo

 O inversor é um equipamento eletrônico. Portanto é importante protegê-lo de umidade ou incidência direta da luz do sol. Alguns foram feitos para ficarem ao ar livre, porém quanto maior a proteção mais tempo ele deve durar. Também é importante que o inversor esteja perto do seu quadro de distribuição de energia – isso vai facilitar muito a ligação na rede e também a manutenção.

O acesso fácil também evita que o inversor fique atrás de móveis ou objetos. Os inversores que são utilizados em uma casa ocupam um espaço de 70cm x 50cm x 25cm até 80cm x 55cm x 25cm (Altura, Largura, Profundidade). Certifique-se de deixar espaço ao redor dele para facilitar a ventilação e o acesso. Os inversores para uso em grandes geradores, como em indústrias e armazéns logísticos, ocupam mais espaço. Se for optado por trabalhar com inversores centrais (grandes inversores) ao invés de inversores string (inversores pequenos), será necessário deixar um espaço de aproximadamente 2,2m x 0,7m x 0,7m para cada 50kWp. Ou seja, em uma usina de 500kWp você deve deixar uma parede livre com pelo menos 8m de comprimento por 2,2m de altura, para alocar os inversores.

Obs: você não precisa colocar todos os inversores juntos. Eles podem ser distribuídos ao longo de seu galpão/fábrica e conectados em pontos diferentes da sua rede interna.

7 – Eletrodutos e conexão com os painéis solares

É importante ter um eletroduto que faça o caminho entre o inversor e os painéis solares no seu telhado. Os painéis solares geram uma voltagem alta, portanto é importante identificar e separar a fiação deste circuito até o inversor. Este eletroduto pode ser aparente ou embutido (conduíte). Em residências, considere que até 4 cabos de 6mm devem vir dos painéis (telhado) até o inversor (perto do quadro de luz). Também é importante prever uma caixa para chave / disjuntor independente do quadro. Isto vai facilitar as inspeções e reformas futuras. Obs: em caso de armazéns e indústrias você deve deixar eletrocalhas disponíveis.

8 – Aterramento do sistema fotovoltaico

Todos os sistemas fotovoltaicos devem ser aterrados por uma questão de segurança. Tradicionalmente os painéis são aterrados na estrutura e a estrutura à malha de aterramento da casa ou empreendimento. Portanto, para facilitar também, deixe um ponto de aterramento no telhado onde os painéis serão instalados para facilitar o processo. IMPORTANTE: SEMPRE consulte e contrate empresas especializadas na instalação de energia solar fotovoltaica. Eles sabem quais sistemas funcionam melhor e tem uma equipe treinada para esse tipo de trabalho. EM RESUMO Além das questões práticas da instalação não é necessário fazer mais nada para receber energia solar na sua propriedade. A energia fotovoltaica é simples de instalar e segura de usar!

Passo a Passo para adquirir seu Sistema Fotovoltaico em BH

Como adquirir seu sistema fotovoltaico para sua empresa ou em sua residência.

Já pensou em ter energia solar fotovoltaica na sua empresa ou residência?
Você, provavelmente, já ouviu falar nesse tipo de energia sustentável, mas pode ser que ainda existam dúvidas sobre seu funcionamento e se os benefícios.

A energia solar fotovoltaica é o processo de transformar a radiação solar em energia elétrica, você pode ter energia fotovoltaica na sua empresa ou residência, independentemente do tamanho do local.

Veja os requisitos para a instalação de um sistema de energia fotovoltaica em sua empresa ou residência:

1- Leve em conta os tipos de suporte para a fixação das placas

Os suportes variam de acordo com o tipo de telhado do local. Geralmente estes suportes são de alumínio ou aço galvanizado e têm capacidade de se fixarem em telhas de barro, de concreto, em telhados metálicos, entre outros.
Além disso, eles permitem que a instalação fique protegida contra possíveis ventos e tempestades.

Outro procedimento importante é verificar se o local tem área suficiente longe, que não haja interferência na incidência de raios solares sobre as placas do sistema fotovoltaico.
Eles devem estar bem instalados para que o sistema funcione perfeitamente e longe de sombreamento.

2- A incidência solar e a inclinação do telhado são fatores importantes

É importante que as placas estejam voltadas para o Norte verdadeiro, pois ele recebe maior incidência de raios solares. Se não for possível, há uma pequena perda de eficiência.
É preciso, também, que os painéis estejam fixos com inclinação mínima de 5 graus, para facilitar o escoamento de água.

3- Cuidado com o sombreamento

O sombreamento, mesmo que mínimo, afeta na produção de energia solar. Lembre-se que quanto maior a incidência de raios solares nos painéis, maior será a eficiência na produção.
A área sombreada afeta a circulação da corrente, diminuindo drasticamente sua capacidade de geração.
Quanto menos sombra tiver nos painéis, melhor para a otimização da produção de energia.

4- Faça o cálculo da área ocupada para instalar a energia fotovoltaica

O cálculo da área é feito de acordo com o consumo médio do estabelecimento, da cidade que ele está inserido, do tipo de instalação elétrica que ele tem e principalmente da incidência de luz solar para que, mesmo em dias nublados, seja possível a geração de energia.

O cálculo da incidência pode ser feito através da latitude e longitude do lugar e verificando as variáveis em bancos de dados, como, por exemplo, os do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Sobre a inclinação, é necessário conhecer a cidade que será instalado o sistema. Por exemplo, se for em Minas Gerais, a inclinação deverá ser de 19º.

Não se esqueça que todos estes processos deverão ser feitos por uma equipe especializada e com expertise no assunto.

5- Atente-se ao Inversor

A função do inversor é converter a energia gerada pelas placas fotovoltaicas, que são correntes contínuas, em correntes alternadas.
Ele possui um dispositivo que assegura que será extraída máxima potência dos módulos fotovoltaicos para que seja produzida mais energia.

O inversor é necessário para que o sistema fotovoltaico funcione corretamente, mas é importante que ele esteja distante dos raios solares e chuvas.
Deve ser instalado em parede seca, perto de um roteador Wi-Fi.

Como funciona instalação da energia solar

Em primeiro lugar, é importante que a instalação seja feita por uma empresa de confiança e especializada, pois ela vai utilizar os melhores materiais e garantir economia e eficiência energética.

O primeiro passo para fazer a instalação é entender como funciona o seu consumo, pois é com base nele que será calculado a potência ideal do seu sistema, para suprir o seu consumo.
Assim, você poderá calcular qual será o custo para a instalação da energia solar fotovoltaica.

O procedimento consiste em fazer o projeto fotovoltaico e enviá-lo para a distribuidora para adiantar os processos burocráticos, em relação à conexão do seu sistema com a rede.

Depois disso, é só prosseguir com a instalação dos painéis no lugar mais indicado, começando pela preparação do local onde serão instaladas as placas solares.

Assim, basta instalar os suportes e os trilhos onde serão colocados os painéis, fixá-los, conectar os cabos, ligá-los ao inversor e instalá-lo na rede elétrica.

Em seguida, é necessário somente validar seu sistema na distribuidora local e pronto! Sua energia será produzida através dos painéis fotovoltaicos.

Energia fotovoltaica na sua empresa

No caso específico de energia fotovoltaica em padarias, a instalação pode trazer várias vantagens, como, por exemplo, redução nos custos em refrigeração, valorização do imóvel, e tantos outros.
Em supermercados e restaurantes também não é diferente.

Vale destacar que, por se tratar de uma energia 100% limpa e sustentável, a sua marca ganhará uma boa imagem perante os consumidores.

A instalação dos painéis resulta em diminuição do consumo médio de energia – isso com retorno do investimento a curto prazo, possibilidade de investimento do dinheiro economizado em outros setores do negócio, além de necessitar pouca manutenção.

Por fim, é importante lembrar que as condições climáticas do Brasil favorecem o uso da energia fotovoltaica.
Além da grande incidência de raios solares, a matéria prima das células fotovoltaicas, o silício cristalino, é abundante no solo brasileiro.

A energia fotovoltaica na sua empresa trará uma economia de até 95% na conta de luz, através de créditos.
Considerada a energia sustentável mais barata do mercado, os benefícios são muitos e os retornos são garantidos.

Energia fotovoltaica na sua residência

Instalar o sistema de energia solar na sua residência pode gerar uma economia na conta de luz em até 95%. Esta grande diferença é um dos principais estímulos e vantagens do investimento.

Esta economia é obtida por meio de crédito. O excedente gerado é colocado na rede elétrica e volta para a distribuidora. Então, ela utiliza essa carga como crédito e faz o abatimento na conta em até 60 meses.

 

Quer ganhar desconto na energia elétrica de sua residência ou empresa? Então venha conhecer a Lis!

 

Lis Light

 

A Lis chegou para facilitar a vida dos brasileiros na hora de pagar a conta de energia elétrica.

A proposta da Lis é de gerar energia limpa e baratear em, no mínimo, 10% a energia consumida em residências e empresas, facilitando a vida das pessoas nesse momento de pandemia.

A geração de energia solar é feita no parque Solar Fazenda do Sol, em Uberlândia/ MG, região com rica irradiação solar. A Fazenda do sol gera a energia que você consome de forma limpa e sustentável, sem investimento, sem obras e sem fidelidade.

O objetivo é permitir que as pessoas possam reduzir seus custos com a energia renovável, em forma de compensação na conta de luz.

COMO FUNCIONA

Ao aderir ao consorcio (pessoa jurídica) ou cooperativa (pessoa Física), que é feito com um simples cadastro no site da Lis, você contrata a quantidade de energia conforme seu perfil de consumo.

Esta cota de consumo é calculada com base no histórico de suas últimas 12 contas de energia. A energia chega até você através da rede da CEMIG, que continua sendo responsável pela entrega e medição mensal.

BENEFÍCIOS DA Lis

Nosso principal benefício é a economia de energia sem nenhum investimento! Você pode consumir sua própria energia sem custo e sem fidelidade.

Produzir e consumir sua energia de forma sustentável, aproveitando o potencial solar do Brasil, é outra vantagem para você.

Por último, e não menos importante, parte da sua economia apoia o maior projeto de proteção do cerrado mineiro.

Venha conhecer a Lis! Geramos energia limpa e injetamos na rede da CEMIG. Investimento zero, tudo feito 100% online e sem fidelidade.

Visite nosso site e comece a economizar hoje mesmo!

Cemig BH - Desconto na conta de luz 

Cemig BH – Desconto na conta de luz

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Como posso te ajudar?

× Como posso te ajudar?