Produtos eletrônicos amazon

Cemig BH – Tudo sobre energia solar residencial

Tudo sobre energia solar residencial 

Tudo sobre energia solar residencial

 

Tudo sobre energia solar residencial: Veja os benefícios da energia solar residencial, as vantagens de ter energia solar em casa, como funciona a energia solar para residências e as melhores formas para aproveitar toda essa energia para a sua casa!

A energia solar residencial já é uma realidade para usuários que desejam produzir energia limpa e renovável por meio de painéis solares, sendo capaz de suprir todo o consumo de eletricidade do imóvel e podendo gerar uma economia de até 95% na conta de luz.

O que é energia solar residencial

A energia solar residencial consiste na instalação de placas solares e de sistemas de captação de energia fotovoltaica, a fim de garantir uma relativa autonomia energética para propriedades residenciais, assim como obter economia na conta de luz.

A principal diferença entre esse tipo de aplicação e as que são implementadas no comércio ou na indústria, está na potência da geração de energia. Esses estabelecimentos frequentemente precisam de mais potência energética do que as casas e, por isso, possuem um sistema capaz de captar e armazenar mais energia solar. Usinas fotovoltaicas, por exemplo, utilizam o sistema on-grid para produzir e distribuir a energia solar.

Quanto custa a energia solar residencial? (instalação e equipamento)

Os preços da energia solar residencial variam bastante. Veja abaixo os principais fatores que influenciam no custo de instalação da energia solar residencial:

  • A altura da propriedade influencia no preço, devido ao risco na instalação.
  • O tipo de telha ou cobertura influencia no preço da energia solar residencial por conta da dificuldade da instalação e do tipo de estrutura de fixação que será usado para prender as placas solares (painéis solares) em seu telhado.
  • A qualidade de painel solar e inversor afetam o custo da energia solar residencial. Placas e inversores melhores, geralmente possuem um maior custo de aquisição.
Tipos de energia solar residencial

A instalação de sistemas de energia fotovoltaica em residências pode representar uma considerável economia nas tarifas de energia elétrica. Apesar de ser uma tecnologia relativamente nova, esse benefício faz com que o número de proprietários que optam por implementar a energia solar em suas residências cresça a cada ano.

A adesão a esse tipo de geração de energia é relativamente fácil e descomplicada, mas entender melhor quais são as opções disponíveis pode ajudar muito na escolha pelo melhor sistema para cada propriedade.

Existem três principais sistemas residenciais de geração de energia fotovoltaica: o on-grid, o off-grid e os sistemas híbridos.

Os chamados de on-grid são os mais populares e têm conexão direta com a rede elétrica. Dessa maneira, qualquer excedente de energia é enviado à distribuidora e o proprietário do imóvel ganha um desconto em sua conta. Além disso, se a geração de energia não for suficiente para suprir às necessidades da residência, a rede elétrica fornece o restante.

off-grid é um sistema autônomo, sem ligação com a rede elétrica. Muito usado em locais mais remotos, sem a cobertura do sistema de energia elétrica. A energia excedente gerada pelas placas fotovoltaicas pode ser armazenada em baterias, a fim de garantir a alimentação mesmo em dias chuvosos, nublados ou durante a noite.

Já os sistemas híbridos se caracterizam por estarem ligados à rede de energia, mas também serem capazes de armazenar a produção excedente em baterias, agregando, assim, características dos sistemas on-grid e off-grid.

Sistemas híbridos oferecem, ainda, mais independência para o usuário, sendo capazes de fornecer energia mesmo durante a noite. Além disso, esses sistemas são capazes de reduzir a conta de luz ainda mais, uma vez que a rede elétrica é usada menos vezes.

Como funciona a energia solar para casas

Basicamente, os painéis solares instalados no telhado de uma casa geram energia elétrica quando há presença de luz do sol. Essa energia é levada ao inversor solar, que altera a corrente elétrica, de contínua para alternada, para haver compatibilidade com a corrente da residência, ficando pronta para utilização nos eletrodomésticos e em qualquer outro equipamento.

Algumas das vantagens da energia solar para residências são:
  1. Redução na conta de luz em até 95%;
  2. A Energia Solar valoriza a sua casa;
  3. Energia solar residencial acaba com o aumento da conta de luz;
  4. Energia Solar Residencial é sustentabilidade;
  5. Energia solar não faz barulho;
  6. Instalação rápida.
Passo a passo para instalar energia solar residencial 

Se você se interessou pela energia solar residencial, é possível que queira saber também quais são os passos a serem seguidos para a instalação dessa tecnologia em sua propriedade. Entenda melhor a seguir.

Entender melhor a sua conta de luz: Esse passo o ajudará a entender quais são as necessidades energéticas da sua residência, além de ajudar com o orçamento em diferentes empresas. Veja qual é o consumo médio em kWh para calcular a potência do sistema de energia solar que precisará ser instalado.

Procurar uma empresa confiável: O sucesso da implementação da energia solar em sua residência depende diretamente da qualidade do serviço prestado pela empresa responsável por realizar a instalação. Dessa maneira, procure sempre por um serviço bem recomendado e evite empresas que oferecem um preço ou tempo de garantia muito abaixo do mercado.

Homologar a instalação da energia solar junto à distribuidora: Informe-se sobre as políticas relacionadas à instalação de placas fotovoltaicas em sua região. Se estiver optando pelo sistema on-grid, você precisará da autorização da sua distribuidora para que ocorram as devidas adaptações em seu relógio.

Dúvidas frequentes sobre energia solar residencial
 
Como escolher uma empresa para instalar energia solar na minha residência?

Gostamos de incentivar as pessoas a escolherem a empresa pelo atendimento, ou seja, o quão satisfeito você está com o atendimento da empresa que está orçando o sistema de energia solar fotovoltaica para a sua residência? Tenha em mente as questões abaixo e escolha a empresa com o melhor atendimento e custo-benefício:

  • Eles ligaram para você quando pediu o orçamento?
  • Eles cumpriram com o prazo de entrega do orçamento?
  • O preço está dentro da média de mercado?
  • Quantos anos de garantia na instalação a empresa lhe ofereceu? (se foi menos que 1 ano, você não deveria aceitar).
Quais equipamentos preciso adquirir para gerar energia solar residencial?

Para um sistema fotovoltaico padrão (conectado à rede elétrica da sua residência), você vai precisar de um kit de energia solar residencial com:

  • painéis fotovoltaicos placas solares;
  • inversor solar;
  • estrutura de fixação;
  • cabos e conectores específicos para energia fotovoltaica (eles devem aguentar o sol e chuva por 25 anos);
  • alguns outros materiais elétricos que você pode encontrar em qualquer loja especializada.

Mas, na prática, você terá que comprar o sistema fotovoltaico completo. Desista de tentar fazer você mesmo o projeto de energia fotovoltaica residencial, pois, provavelmente, sairá mais caro.

Além disso, somente engenheiros e eletrotécnicos podem registrar legalmente o seu sistema de energia fotovoltaica residencial junto à distribuidora para que você receba os seus créditos de energia.

A manutenção do sistema de energia solar residencial é alta?

A manutenção do sistema de energia solar residencial é muito baixa. No geral, o sistema de energia solar para residências é feito para durar 25 anos, com manutenção mínima.

Os painéis requerem uma limpeza básica com água a cada 6 meses (isso quando não chover ou for um lugar com muita poluição). Para o inversor solar, será necessário substituir algumas peças depois de 5 ou 10 anos.

Existe algum perigo ao instalar energia solar em minha residência?

Os riscos são os mesmos de fazer qualquer manutenção no sistema elétrico de sua casa. Ou seja, se for bem feito o risco é muito baixo de levar um choque ou ter um curto circuito. Escolha bem a empresa que vai instalar o sistema de energia solar na sua casa para que você não tenha problemas.

Quanto tempo dura um sistema de energia solar residencial?

Quando bem cuidado, mais de 25 anos.

Consigo instalar energia solar em apartamento?

É possível instalar energia solar em condomínios se a cobertura tiver espaço ou se a laje/telhado de cobertura for grande o suficiente.

Para fachadas, é possível, porém muito mais caro e produzirá muito menos energia. Para projetos arquitetônicos específicos, funciona, porém para um apartamento normal, dentro da cidade, é muito improvável.

Posso ligar qualquer equipamento com energia solar na minha casa?

Sim, se você tiver um sistema fotovoltaico conectado na rede elétrica (o padrão), você não terá nenhum problema, pois ele gera energia em paralelo com a rede da distribuidora. Ou seja, quando falta energia solar, a energia da rede compensa.

Como funciona a energia solar residencial durante a noite ou na chuva?

Uma das poucas desvantagens da energia solar é o fato de não funcionar durante a noite, a não ser que você tenha baterias para guardar energia durante o dia.

Em dias chuvosos, haverá geração de energia, mas será em menor quantidade.

Entretanto, os sistemas fotovoltaicos são, em grande parte dos casos, conectados à rede de energia (chamados sistemas de energia solar on grid). Isso significa que, durante o dia, a energia elétrica solar excedente que seu sistema gerou será “jogada” na rede da distribuidora (esse excedente vira créditos de energia). Durante a noite, é possível utilizar a energia da rede da distribuidora e abater o seu consumo dos créditos de energia gerados durante o dia.

A minha conta de luz pode chegar a R$ 0,00 na minha residência com energia solar?

Com um sistema de energia solar on-grid, você sempre terá que pagar uma taxa mínima para ter a energia da distribuidora ligada à sua casa para quando você precisar.

Porém, se você instalar um sistema de energia solar fotovoltaica autônomo (com baterias solares), é possível. Custa mais caro, mas se você é um daqueles que deseja dizer adeus para sempre à sua distribuidora, esta é uma solução.

Quanto pesa o sistema de energia solar residencial?

O peso de um sistema de energia solar residencial varia de 12 kg/m² a 17 kg/m².

No geral, o sistema fotovoltaico residencial é muito leve, e 99% dos telhados suportam sem problemas.

Para telhados de telha de barro, ele fica perto de 15 kg/m²;

Para telhados metálicos de telha trapezoidal ou telha zincada, ele pesa, em média, 13,5 kg/m²;

Para lajes de concreto, onde é necessário inclinar as placas de energia solar, ele pode chegar até 17 kg/m².

Para lajes de concreto, onde é preciso inclinar as placas e não se pode perfurar para fixar, será necessário usar um sistema com lastro, e o peso pode aumentar bem mais.

Posso levar os painéis solares quando eu me mudar da minha residência?

Se você usar um sistema de fixação de boa qualidade com certeza poderá remover os painéis solares, o inversor e até mesmo algumas partes do sistema de fixação podem ser desaparafusadas e reaproveitadas em uma mudança. Desta forma você pode levar com você o seu gerador de energia fotovoltaica residencial.

As placas solares aguentam granizo? O que acontece com a placa solar quando chove granizo na minha residência?

As placas solares de qualidade possuem, em sua maioria, um vidro temperado de 3,2 mm à prova de granizo.

Outras opções de energia solar residencial

Se você deseja produzir energia limpa, renovável e gratuita na sua casa, saiba que existem algumas opções de energia solar residencial, com o auxílio de sistemas fotovoltaicos, aquecedores solares, tubos de luz solar e até mesmo plantação de árvores, por exemplo. Para explorar essas e outras possibilidades, separamos algumas alternativas para tornar o seu aproveitamento de energia ainda mais sustentável, confira abaixo.

Iluminação natural: tubos de luz solar e claraboias

Uma das alternativas para se obter uma iluminação gratuita e natural é por meio da implementação de tubos de luz solar e de claraboias, que captam a luz do sol em espaços inferiores mais profundos e por meio de uma abertura no teto, permite a entrada de luz natural.

Aquecedor solar

Um aquecedor solar de água ou bombas de calor, possibilitam uma economia de 50% a 80% de energia convencional para a elevação de temperatura em piscinas, chuveiros elétricos e até mesmo para cozinhar.

Plantação de árvores caducas

As árvores caducas auxiliam no aquecimento do imóvel, já que, quando suas folhas caem no inverno, os raios solares podem adentrar a casa, emitindo calor e elevando a temperatura. Já no verão, suas folhas são responsáveis por fornecer sombras, deixando o ambiente mais fresco. Porém, o ideal é que as árvores sejam plantadas no lado oeste e norte da residência para um melhor aproveitamento.

Implantação de filmes refletores de calor

A instalação de filmes refletores de calor faz com que o calor fique de fora da sua residência, ou seja, é possível manter a luminosidade e economizar energia elétrica de modo sustentável.

Manta de cobertura

Para aquecer sua piscina, é possível deixar que o calor fornecido pela luz solar aumente sua temperatura durante o dia e mantê-lo à noite, com o auxílio de uma manta de cobertura ou manta térmica preta.

Luz solar de jardim

Uma boa alternativa para cuidar de seu jardim é a partir da instalação de lâmpadas de LED, que podem ser alimentadas por energia solar, deixando seu ambiente iluminado.

Varal como secador de roupas

Para economizar e solucionar a necessidade de uma secadora de roupas, utilize o modo convencional e mais acessível de secagem por meio do varal, utilizando a luz do dia.

Instalação de coberturas e cortinas nas janelas

A fim de impedir que as temperaturas elevadas do verão atinjam a sua casa e a aqueça exageradamente, utilize coberturas, persianas e cortinas para as janelas, especialmente no lado norte e oeste.

Instale um sistema fotovoltaico na sua casa!

Passo a Passo para adquirir seu Sistema Fotovoltaico em BH

Como adquirir seu sistema fotovoltaico para sua empresa ou em sua residência.

Já pensou em ter energia solar fotovoltaica na sua empresa ou residência?
Você, provavelmente, já ouviu falar nesse tipo de energia sustentável, mas pode ser que ainda existam dúvidas sobre seu funcionamento e se os benefícios.

A energia solar fotovoltaica é o processo de transformar a radiação solar em energia elétrica, você pode ter energia fotovoltaica na sua empresa ou residência, independentemente do tamanho do local.

Veja os requisitos para a instalação de um sistema de energia fotovoltaica em sua empresa ou residência:

1- Leve em conta os tipos de suporte para a fixação das placas

Os suportes variam de acordo com o tipo de telhado do local. Geralmente estes suportes são de alumínio ou aço galvanizado e têm capacidade de se fixarem em telhas de barro, de concreto, em telhados metálicos, entre outros.
Além disso, eles permitem que a instalação fique protegida contra possíveis ventos e tempestades.

Outro procedimento importante é verificar se o local tem área suficiente longe, que não haja interferência na incidência de raios solares sobre as placas do sistema fotovoltaico.
Eles devem estar bem instalados para que o sistema funcione perfeitamente e longe de sombreamento.

2- A incidência solar e a inclinação do telhado são fatores importantes

É importante que as placas estejam voltadas para o Norte verdadeiro, pois ele recebe maior incidência de raios solares. Se não for possível, há uma pequena perda de eficiência.
É preciso, também, que os painéis estejam fixos com inclinação mínima de 5 graus, para facilitar o escoamento de água.

3- Cuidado com o sombreamento

O sombreamento, mesmo que mínimo, afeta na produção de energia solar. Lembre-se que quanto maior a incidência de raios solares nos painéis, maior será a eficiência na produção.
A área sombreada afeta a circulação da corrente, diminuindo drasticamente sua capacidade de geração.
Quanto menos sombra tiver nos painéis, melhor para a otimização da produção de energia.

4- Faça o cálculo da área ocupada para instalar a energia fotovoltaica

O cálculo da área é feito de acordo com o consumo médio do estabelecimento, da cidade que ele está inserido, do tipo de instalação elétrica que ele tem e principalmente da incidência de luz solar para que, mesmo em dias nublados, seja possível a geração de energia.

O cálculo da incidência pode ser feito através da latitude e longitude do lugar e verificando as variáveis em bancos de dados, como, por exemplo, os do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Sobre a inclinação, é necessário conhecer a cidade que será instalado o sistema. Por exemplo, se for em Minas Gerais, a inclinação deverá ser de 19º.

Não se esqueça que todos estes processos deverão ser feitos por uma equipe especializada e com expertise no assunto.

5- Atente-se ao Inversor

A função do inversor é converter a energia gerada pelas placas fotovoltaicas, que são correntes contínuas, em correntes alternadas.
Ele possui um dispositivo que assegura que será extraída máxima potência dos módulos fotovoltaicos para que seja produzida mais energia.

O inversor é necessário para que o sistema fotovoltaico funcione corretamente, mas é importante que ele esteja distante dos raios solares e chuvas.
Deve ser instalado em parede seca, perto de um roteador Wi-Fi.

Como funciona instalação da energia solar

Em primeiro lugar, é importante que a instalação seja feita por uma empresa de confiança e especializada, pois ela vai utilizar os melhores materiais e garantir economia e eficiência energética.

O primeiro passo para fazer a instalação é entender como funciona o seu consumo, pois é com base nele que será calculado a potência ideal do seu sistema, para suprir o seu consumo.
Assim, você poderá calcular qual será o custo para a instalação da energia solar fotovoltaica.

O procedimento consiste em fazer o projeto fotovoltaico e enviá-lo para a distribuidora para adiantar os processos burocráticos, em relação à conexão do seu sistema com a rede.

Depois disso, é só prosseguir com a instalação dos painéis no lugar mais indicado, começando pela preparação do local onde serão instaladas as placas solares.

Assim, basta instalar os suportes e os trilhos onde serão colocados os painéis, fixá-los, conectar os cabos, ligá-los ao inversor e instalá-lo na rede elétrica.

Em seguida, é necessário somente validar seu sistema na distribuidora local e pronto! Sua energia será produzida através dos painéis fotovoltaicos.

Energia fotovoltaica na sua empresa

No caso específico de energia fotovoltaica em padarias, a instalação pode trazer várias vantagens, como, por exemplo, redução nos custos em refrigeração, valorização do imóvel, e tantos outros.
Em supermercados e restaurantes também não é diferente.

Vale destacar que, por se tratar de uma energia 100% limpa e sustentável, a sua marca ganhará uma boa imagem perante os consumidores.

A instalação dos painéis resulta em diminuição do consumo médio de energia – isso com retorno do investimento a curto prazo, possibilidade de investimento do dinheiro economizado em outros setores do negócio, além de necessitar pouca manutenção.

Por fim, é importante lembrar que as condições climáticas do Brasil favorecem o uso da energia fotovoltaica.
Além da grande incidência de raios solares, a matéria prima das células fotovoltaicas, o silício cristalino, é abundante no solo brasileiro.

A energia fotovoltaica na sua empresa trará uma economia de até 95% na conta de luz, através de créditos.
Considerada a energia sustentável mais barata do mercado, os benefícios são muitos e os retornos são garantidos.

Energia fotovoltaica na sua residência

Instalar o sistema de energia solar na sua residência pode gerar uma economia na conta de luz em até 95%. Esta grande diferença é um dos principais estímulos e vantagens do investimento.

Esta economia é obtida por meio de crédito. O excedente gerado é colocado na rede elétrica e volta para a distribuidora. Então, ela utiliza essa carga como crédito e faz o abatimento na conta em até 60 meses.

 

Quer ganhar desconto na energia elétrica de sua residência ou empresa? Então venha conhecer a Lis!

 

Lis Light

 

A Lis chegou para facilitar a vida dos brasileiros na hora de pagar a conta de energia elétrica.

A proposta da Lis é de gerar energia limpa e baratear em, no mínimo, 10% a energia consumida em residências e empresas, facilitando a vida das pessoas nesse momento de pandemia.

A geração de energia solar é feita no parque Solar Fazenda do Sol, em Uberlândia/ MG, região com rica irradiação solar. A Fazenda do sol gera a energia que você consome de forma limpa e sustentável, sem investimento, sem obras e sem fidelidade.

O objetivo é permitir que as pessoas possam reduzir seus custos com a energia renovável, em forma de compensação na conta de luz.

COMO FUNCIONA

Ao aderir ao consorcio (pessoa jurídica) ou cooperativa (pessoa Física), que é feito com um simples cadastro no site da Lis, você contrata a quantidade de energia conforme seu perfil de consumo.

Esta cota de consumo é calculada com base no histórico de suas últimas 12 contas de energia. A energia chega até você através da rede da CEMIG, que continua sendo responsável pela entrega e medição mensal.

BENEFÍCIOS DA Lis

Nosso principal benefício é a economia de energia sem nenhum investimento! Você pode consumir sua própria energia sem custo e sem fidelidade.

Produzir e consumir sua energia de forma sustentável, aproveitando o potencial solar do Brasil, é outra vantagem para você.

Por último, e não menos importante, parte da sua economia apoia o maior projeto de proteção do cerrado mineiro.

Venha conhecer a Lis! Geramos energia limpa e injetamos na rede da CEMIG. Investimento zero, tudo feito 100% online e sem fidelidade.

Visite nosso site e comece a economizar hoje mesmo!

Cemig BH - Desconto na conta de luz 

Cemig BH – Desconto na conta de luz

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produtos eletrônicos amazon
×

Como posso te ajudar?

× Como posso te ajudar?