Produtos eletrônicos amazon

Cemig BH – Veja como funciona uma célula fotovoltaica e quais os cuidados que você precisa ter antes de comprar

Quais são os tipos de células fotovoltaicas 
 
O que é célula fotovoltaica?

Uma célula solar, ou célula fotovoltaica, é um dispositivo elétrico que converte a energia da luz do sol diretamente em energia elétrica por meio do efeito fotovoltaico.

Existem diversos tipos de células fotovoltaicas, que são classificados pelo material e refinamento usado. Os principais tipos de células fotovoltaicas são produzidos em silício, podendo ser cristalino, monocristalino (mono-Si), policristalino (multi-Si) e silício amorfo (a-Si).

Tradicionalmente, são usadas 36, 60 ou 72 células fotovoltaicas interligadas em série para montar uma placa solar fotovoltaica (também chamada de painel solar ou módulo fotovoltaico), equipamento responsável pela geração de energia elétrica provinda do sol, chamada de energia solar fotovoltaica.

Da célula fotovoltaica ao sistema fotovoltaico

Conforme mencionado anteriormente, um painel solar de uso residencial ou em usinas é composto, tradicionalmente, por 60 ou 72 células fotovoltaicas.

Para gerar energia elétrica suficiente para alimentar a sua casa ou empresa toda, é necessário combinar esses painéis em um arranjo fotovoltaico e instalar os outros componentes do sistema fotovoltaico.

Como funciona uma célula fotovoltaica

A célula fotovoltaica reage com a incidência dos raios do sol e libera elétrons que, então, são transferidos para um circuito dentro de um painel solar, gerando, assim, energia elétrica.

Quais são os tipos de células fotovoltaicas?

As células fotovoltaicas devem ser produzidas em materiais semicondutores, portanto, os tipos de células solares mais utilizados no mundo são de silício, tais como silício cristalino, silício monocristalino (mono-Si), silício policristalino (multi-Si) e silício amorfo (a-Si).

Células de silício cristalino

O tipo de célula fotovoltaica mais comum utiliza, em sua fabricação, o silício cristalino (C-Si), também conhecido como “silício de grau solar”. Se você tem um painel solar em sua casa, há 99% de chances de que ele utilize o silício cristalino como base para as suas células.

As células de silício cristalino são fatias de lingotes de silício cristalino tratadas quimicamente para que possam produzir energia elétrica com a luz do sol por meio do efeito fotovoltaico.

Célula de silício monocristalino (mono-Si)

Células fotovoltaicas de silício monocristalino são o tipo mais eficiente. Os cantos das células são recortados como um octógono, pois as lâminas de silício (wafers) são cortadas a partir de lingotes cilíndricos, que são tipicamente cultivadas pelo processo Czochralski.

Os painéis solares que utilizam células mono-Si exibem um padrão distinto de pequenos diamantes brancos. Veja, abaixo, da esquerda para a direita, o minério de silício purificado, o forno de Czochralski, lingote de silício, as fatias (wafers) e a célula fotovoltaica monocristalina.

Célula de silício policristalino (multi-Si)

As células também são feitas de silício purificado, no entanto, o processo de fundição é diferente. O silício purificado é fundido em grandes blocos. Células de silício policristalino são o tipo mais comum usado em painéis fotovoltaicos e são menos eficientes do que as feitas de silício monocristalino. Veja, abaixo, da esquerda para a direita, o minério de silício purificado, a fundição em bloco do silício, os “tijolos de silício” cortados, as fatias (wafers) e a célula fotovoltaica policristalina.

Célula fotovoltaica de filme fino (thin-film)

Os painéis que usam a tecnologia de filme fino são feitos de uma forma completamente diferente dos tradicionais com células de silício cristalino. A maioria dos painéis de filme fino possui eficiência de conversão de 2 a 3 pontos percentuais mais baixa do que o silício cristalino. Também é uma ótima tecnologia, sendo utilizada em pequenas células fotovoltaicas, como a de uma calculadora de escritório. Telureto de cádmio (CdTe), seleneto de cobre gálio índio (CIGS) e silício amorfo (a-Si) são as três tecnologias de filme fino mais utilizadas. A maior empresa fabricante de filme-fino do mundo é a First Solar (EUA), que usa os seus painéis principalmente em usinas solares.

Célula solar de silício amorfo (a-Si)

A célula solar de silício amorfo (a-Si) é conhecida por sua utilização para aplicações em pequena escala. Ou seja, normalmente, ela é pouco aplicada, o que implica uma baixa produção de energia elétrica em sua tecnologia.

Além disso, células deste tipo são fabricadas a partir do método de “empilhamento”, resultante de um custo mais elevado. Sendo assim, suas camadas de silício amorfo podem ser combinadas com outras a fim de aumentar sua eficiência de 6% a 9%.

Célula fotovoltaica de seleneto de cobre índio e gálio (CIGS)

Quanto à célula fotovoltaica de seleneto de cobre índio e gálio, também abreviada por CIGS, seus níveis de eficiência em placas solares estão estabelecidos entre 10% e 12%. Dessa forma, este tipo de célula supera tecnologias como as células a-Si, mencionadas acima, por exemplo.

Além disso, as células CIGS são compostas por menos cádmio, que é um material tóxico, fazendo com que seu nível de eficiência atinja até 13% no Brasil.

Célula fotovoltaica de telureto de cádmio (CdTe)

No caso da célula fotovoltaica de telureto de cádmio, também conhecida como CdTe, sua operação em placas solares de película fina possui o melhor custo-benefício, já que sua eficiência média gira em torno de 9% a 16%.

Célula solar de arseneto de gálio

Embora possua um alto custo de aquisição devido à sua eficiência de 28%, a célula solar de arseneto de gálio é estruturada por um material semicondutor e composta por químico sintético, o que possibilita a formação de novas células fotovoltaicas de forma prática. No entanto, o seu uso é restrito, estando disponível apenas para a indústria espacial.

Célula fotovoltaica híbrida (HJT – Heterojunção)

Células de silício heterojunção consistem em camadas finas de silício amorfo depositadas em wafers de silício monocristalino. Essa combinação entre a tecnologia tradicional de silício cristalino com a de silício amorfo (filme fino) aumenta em 20% a eficiência das células e é, provavelmente, a tecnologia com o maior potencial de crescimento. Ou seja, em 10 anos, é provável que você já tenha painéis de HJT na sua casa.

Célula fotovoltaica orgânica (OPV)

A célula fotovoltaica orgânica (OPV), por sua vez, é caracterizada por sua aplicação a partir de um ramo eletrônico orgânico, que utiliza condutores ou pequenas moléculas orgânicas a fim de absorver a luz do sol e transportar a carga de energia elétrica para a produção de eletricidade limpa e renovável.

Atualmente, a tecnologia é utilizada em sistemas fotovoltaicos de baixo custo, principalmente em residências e estabelecimentos comerciais de pequeno e médio porte, por ser flexível e eficiente.

O preço da célula fotovoltaica

Devido ao aumento constante da capacidade produtiva mundial de células fotovoltaicas, incentivos governamentais e aumento na demanda, as células fotovoltaicas tiveram uma redução de preço gigante nas últimas 4 décadas. O encarecimento da energia elétrica devido a diversos fatores também contribuiu muito para o aumento do uso das células fotovoltaicas.

 

Quer ganhar desconto na energia elétrica de sua residência ou empresa? Então venha conhecer a Lis!

 

Lis Light

 

A Lis chegou para facilitar a vida dos brasileiros na hora de pagar a conta de energia elétrica.

A proposta da Lis é de gerar energia limpa e baratear em, no mínimo, 10% a energia consumida em residências e empresas, facilitando a vida das pessoas nesse momento de pandemia.

A geração de energia solar é feita no parque Solar Fazenda do Sol, em Uberlândia/ MG, região com rica irradiação solar. A Fazenda do sol gera a energia que você consome de forma limpa e sustentável, sem investimento, sem obras e sem fidelidade.

O objetivo é permitir que as pessoas possam reduzir seus custos com a energia renovável, em forma de compensação na conta de luz.

COMO FUNCIONA

Ao aderir ao consorcio (pessoa jurídica) ou cooperativa (pessoa Física), que é feito com um simples cadastro no site da Lis, você contrata a quantidade de energia conforme seu perfil de consumo.

Esta cota de consumo é calculada com base no histórico de suas últimas 12 contas de energia. A energia chega até você através da rede da CEMIG, que continua sendo responsável pela entrega e medição mensal.

BENEFÍCIOS DA Lis

Nosso principal benefício é a economia de energia sem nenhum investimento! Você pode consumir sua própria energia sem custo e sem fidelidade.

Produzir e consumir sua energia de forma sustentável, aproveitando o potencial solar do Brasil, é outra vantagem para você.

Por último, e não menos importante, parte da sua economia apoia o maior projeto de proteção do cerrado mineiro.

Venha conhecer a Lis! Geramos energia limpa e injetamos na rede da CEMIG. Investimento zero, tudo feito 100% online e sem fidelidade.

Visite nosso site e comece a economizar hoje mesmo!

Cemig BH - Desconto na conta de luz 

Cemig BH – Desconto na conta de luz

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produtos eletrônicos amazon
×

Como posso te ajudar?

× Como posso te ajudar?